Ação Jovem


O que é: 
Programa de transferência de renda com objetivo de estimular a conclusão da educação básica e preparar o jovem para o mercado de trabalho. 

Público alvo:
Estudantes de 15 a 24 anos, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.




O quadro que constatamos nos dias atuais não se define apenas pela insuficiência de renda, pois a pobreza não é um fenômeno puramente econômico. Ela se caracteriza pela falta de acesso às riquezas socialmente produzidas e também pela falta de acesso à Educação, a uma condição de vida saudável, a participação nos espaços de decisões coletivas e aos diretos sociais e humanos fundamentais a todas as pessoas.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Seds busca, por meio do Programa Ação Jovem, somar esforços para a superação da situação de exclusão e vulnerabilidade social pela qual se encontra parcela da população jovem do Estado de São Paulo, criando oportunidade para aqueles que ainda não concluíram a escolaridade básica.
O Programa Ação Jovem estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado do trabalho e para fomentar sua preparação para o efetivo exercício da cidadania.

Objetivo O Programa Ação Jovem objetiva promover a inclusão social de jovens, mediante a transferência de renda como apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica e a oferta de atividades complementares, com foco na preparação para o mercado de trabalho.

Valor do benefício R$ 80,00 por mês.

Objetivos específicos
- Incentivar o retorno e/ou permanência na escola;
- Estimular a conclusão do ensino básico;
- Promover ações complementares;
- Propiciar acesso a cursos profissionalizantes;
- Favorecer a iniciação no mercado de trabalho.
População-alvoJovens na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, com ensino fundamental e/ou médio incompleto e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Qual o tempo de permanência do jovem no programa?O período de permanência é de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais periodos, sendo o maximo de 36 meses, desde que o jovem continue atendendo aos critérios de elegibilidade do programa. Por descumprimento de condicionalidade, o jovem poderá ser desligado a qualquer tempo.
Quais são os critérios para a inscrição do jovem no Projeto?1. Ter idade de 15 a 24 anos;
2. Estar matriculado no ensino regular de educação básica (Ensino Fundamental ou Médio) ou Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade presencial;
3. Ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
Quais são os critérios para a seleção dos jovens? 1. Pertencer a famílias com menor renda per capita mensal.
2. Residir, prioritariamente, em regiões de alta e altíssima vulnerabilidade e concentração de pobreza.

Como se inscrever?Atendidos os critérios acima, o jovem precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo ou a prefeitura local para solicitar o seu cadastramento.

NúmerosDe 2004 (quando foi criado) a 2012, o Programa Ação Jovem já beneficiou 373 mil jovens.

Atualmente, são atendidos cerca de 100 mil jovens em 642 municípios. A meta para 2013 é beneficiar 110 mil pessoas.

Parcerias Para executar o Ação Jovem, a Secretaria de Desenvolvimento Social conta com a parceria das Secretarias de Estado de Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, do Emprego e Relações do Trabalho, outros órgãos estaduais, Prefeituras Municipais e organizações do segundo e terceiro setor.
Fonte: http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/acaojovem
Documentos Necessários para o Cadastro

Nenhum comentário:

Postar um comentário